quarta-feira, outubro 2

As diferenças entre a mamografia e a ecografia

O avanço na investigação da mama se há intensificado nos últimos tempos e se tem obtido melhoras importantes para a detecção e tratamento de qualquer anomalia como quistos, nódulos, mastopatias, mamas densas, etc. Tanto a mamografia como a ecografia mamária são provas diagnósticas que tem contribuído em grande medida a este avanço. Os ginecologistas, radiologistas e especialistas as utilizam a miúdo conjuntamente, mas as mamografias costumam ser a primeira opção.
A mamografia utiliza uma mínima radiação para explorar as mamas e é a técnica mais utilizada para a prevenção do câncer de mama. De fato, os especialistas aconselham que a partir dos 40 anos de idade se realize ao menos uma mamografia anual, sobretudo se há antecedentes. Os resultados animam a isso, porque se estima que ajuda a reduzir em uns 30% a mortalidade por câncer mamário.
A ecografia, ao o contrario utiliza ultra sons, como as que se realizam durante a gravidez para não prejudicar ao feto com radiação. Costuma ser um com complemento ao diagnóstico da mamografia porque se podem diferenciar facilmente as estruturais líquidas (quistos) das sólidas (nódulos de gordura, cânceres, fibroadenomas). Assim, pois, o que foi detectado previamente com uma mamografia, com a ecografia se determina finalmente de um simples quisto ou de algo mais.
Para submeterem-se a ambas as provas tão somente é necessário despojar-se da roupa de cintura para cima, mas quiçás a ecografia seja mais cômoda visto que unicamente consiste na aplicação do gel hidrossolúvel enquanto a paciente está tombada de boca para cima. Além de que a imagem se vê num instante se passa o transdutor por a pele e o médico pode ir fazendo análises ao mesmo tempo. Sem embargo a mamografia mais resultar mais molesta ao ter que colocar a mama entre a placa de raios X e o compressor e ser submetida a um pouco de pressão.

Em qualquer caso, ambas consistem em dois pilares básicos para a detecção de patologias mamárias e sua posterior revisão e graças às quais a medicina há avançado bastante neste sector.
Texto de Pablo Girón


mamografia


Como os xxx se transformaram em símbolos de beijos

Esse costume de usar a letra X representando beijos no final das cartas vem da época  medieval. Isso porque para mostrar fidelidade, isto é consideração, eles criaram o costume de colocar a letra X, após a assinaturas em papéis importantes. Portanto, se você assinasse contratos, naquela época, não seriam considerados legítimos até que essas letrinhas aparecessem no final do nome. Interessante, não? E ainda tem mais, era pedido que o assinante, àquele que assinava o papel que beijasse o mesmo para garantir suas obrigações. com o passar dos séculos, foi desaparecendo, embora a associação da letra X com o beijo continua até os dias atuais.

terça-feira, outubro 1

As citações de Kristin Hannah

O amor não era uma grande fogueira que penetrava na alma e ardia até impedir o reconhecimento. Eram momentos cotidianos simples que se acumulavam um sobre os outros feito tijolos, até formarem uma fundação, tão sólida que nada podia derrubar. Nem o vento, nem a chuva. (Para sempre/ Angel Falls)

 ****************
Como dizer a um homem que você aprendera que o amor verdadeiro não era uma noite de sexo apaixonado sob um céu de fogos de artifício, mas uma manhã de domingo comum, em que seu marido lhe traz um copo d'água, duas apirinas e uma bolsa de água quente para aplacar suas cólicas?
Kristin Hannah - Para Sempre (Angel Falls)
                                                        ****************[...] se a gente ama ainda o marido e o deixa sem tentar salvar o casamento aí... a gente acaba desmoronando. Você não chora mais apenas no meio da noite. Vai chorar sempre, sem parar, até não não restarem lágrimas. Só então vai aprender o que é a verdadeira dor.
Kristin Hannah - Ilha de Verão(Summer Island)

Nenhum homem pode preencher os cantos mais escuros da alma de uma mulher.

Kristin Hannah - Ilha de Verão(Summer Island)

O mundo é cheio de arrependimentos e momentos em que a gente pensa: "se ao menos".Kristin Hannah - Ilha de Verão(Summer Island)

Hoje, depois de muito tempo resolvi retornar ao meu blog. Não sou uma pessoa constante e se eu desaparecer, me perdoem, é por conta desse defeito meu.
Agora vou postando, o que acho diferente, algumas coisas que postarei serão traduções de alguma coisa que achei de legal em espanhol ou inglês.


pensador.info

Kristin Hannah: Jardín de invierno

Jardín de invierno - Kristin Hannah   (Jardim de Inverno) Estrelas: 5/ 5 stars Personagens: Meredith Whitson, Nina Whitson e An...