sábado, 17 de maio de 2014

O chá de panela de uma noiva

   Um chá de panela é  dar festa para dar presentes para uma futura noiva, em antecipação de seu casamento. O costume se originou na década de 1890 e hoje é mais comum nos Estados Unidos, Canadá e pela influência norte-americana, na Austrália.
   A história do costume está enraizado não necessariamente para o fornecimento de presentes para futuro casal, mas para fornecer bens e assistência financeira para garantir o casamento possa acontecer.O costume do chá de panela dizem  ter crescido práticas anteriores de dotes, quando a família de uma mulher pobre  não tinha o dinheiro para dar um dote por ela, ou quando um pai se recusou a dar a sua filha o dote, porque não aprovava o casamento. Em tais situações, os amigos da mulher se reuniam e traziam os presentes que iria compensar o dote e permitir que ela se casasse com o homem de sua escolha.
   As primeiras histórias sobre esses eventos têm sido conhecida a origem, em Bruxelas, na Bélgica por volta de 1860. A lenda frequentemente citada, traça a origem desta prática no século 16 ou 17 na Holanda. No entanto, há também muitas práticas paralelas com dotes  nos Estados Unidos colonial ou costume do a esperança no peito (enxoval) .
  Um costume relacionado praticado na Inglaterra medieval era o Ale Noiva, em Piers Plowman de Langland (§ B.II.45), há uma referência a um bruydale, que era uma festa realizada antes do dia do casamento, em que a noiva fazia a cerveja e vendia para os convidados em um preço elevado.
Nos Estados Unidos, os chás de panela começaram em áreas urbanas na década de 1890, principalmente entre as classes médias superiores. Na década de 1930, nupciais se espalhou para a América rural. 
O mais antigo uso deste sentido da palavra em impressão pode estar no Grand Rapids - Jornal Michigan Evening  nº  22 de 04 de junho de 1904: "As festas de chá de panela",  que é uma confusa   hospitalidade que o  casal  é obrigado a comparecer ... " e pode derivar de costume na época vitoriana em que os presentes são colocados dentro de um guarda-sol, que quando aberto  "chuveria" sobre a  futura noiva com presentes.
  Muitos costumes diferentes se desenvolveram em diferentes regiões e grupos sociais. Mas o formato básico tem sido relativamente inalterado por gerações, e destaca os papéis de gênero tradicionais. Sociólogos como Beth Montemurro escreve que o ritual do chá de panela "socializa as mulheres no papel esposa tradicional hiper-feminizado", com sua ênfase sobre o papel futuro da futura noiva como cozinheira da família, dona de casa e parceira sexual.A Historiadoar Elisabeth Pleck ecoa essa dinâmica em apontar que os presentes dos chás tradicionais eram "para o quarto ou a cozinha". Mas esse papel é mais uma homenagem às mães e avós do que um reflexo de como a futura noiva vai realmente se comportar no casamento. 
  Embora o formato manteve-se relativamente consistentes, houve algumas mudanças significativas. Um guia de etiqueta a partir da década de 1920 sugeriu que chás deveriam ser "puramente espontâneo e informal", com os convidados que chegam sem avisar na futura noiva em casa, enquanto um guia de planejamento dos anos 1950 sugere temas mais complexos e jogos. 
Chás são frequentemente realizados durante a tarde ou à noite, mas nunca em geral como almoços ou jantares. Eles geralmente ocorrem quatro a seis semanas antes do casamento.
Devido à história prévia de chás sendo "puramente espontâneo e informal", os chás não desenvolveram a mesma etiqueta formal, que se desenvolveu no que diz respeito a casamentos. Os convites podem ser emitidas informalmente, por correio, telefone ou e-mail.
  Como chás são explicitamente uma ocasião para presentear , todos que atende ao chá se esperam que levem um pequeno presente. não se espera que pessoas que recusem o convite por qualquer motivo, para enviar um presente ou não participar da festa.
  O alimento pode ser servido em chás nupciais. Tanto como bolos e doces também pode ser servido para os convidados.
Os convidados
  Os convidados são escolhidos entre os amigos pessoais da noiva , familiares e outros simpatizantes. Os homens não costumam estar presentes em chás de noivas. O número de convidados e suas relações com a noiva é muito variável. No Canadá, entre algumas comunidades de imigrantes em salões de festas comunitários com mais de 300 convidados estavam normais, enquanto outras culturas enfatizou as partes íntimas apenas com amigos íntimos e parentes. Em geral, as pessoas que são convidadas para um chá de panela também são convidados para a cerimônia de casamento.
Incomum em outros países -   Nupcias não são comuns em algumas culturas. No Reino Unido, núpcias têm sido descritos como uma "ideia consumista americana" com "aceitabilidade limitada".No Reino Unido, presentes de casamento normalmente são selecionados a partir de uma lista fornecida pelo casal, e entregues no casamento ou pela loja e, às vezes exibida no casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por tirar um tempinho para passar aqui!

Suzanne Forster: Shameless

Shameless - Suzanne Forster Personagens: Luc Warnecke  /Jessie Flood 💚: 4 /5 stars Eu amei como a escritora Suzanne Forster ...