sábado, dezembro 28

Os gestos comunicativos com os leques em 1797

Um código de gestos com leques foi desenvolvido para enviar mensagens. Os sinais da linguagem era publicado nos livros de etiquetas contemporâneos e magazines (revistas). Fanology or Ladies’ Conversation Fan era colocados ao lado de Charles Francis Badini  e publicados por William Cock em Londres em 1797. Este continha uma lista de gestos paralelamente com a mensagem que continha, tais como:
  • Leque próximo do coração = eu amo você
  • Leque fechado descansando no olho direito =quando posso ver você
  • Meio fechado pressionando os lábios = pode me beijar
  • Tocar a ponta do leque com um dedo = eu desejo falar com você
  • Descansar o leque na bochecha direta= sim
  • Descansar o leque na bochecha esquerda = não
  • Deixar o leque cair = seremos amigos
  • Abanar-se devagar = eu sou casada
  • Abanar-se rápido = comprometida :noivado
  • Carregá-lo aberto  do lado esquerdo =Venha e converse comigo
  • Girá-lo com a mão direta = Eu amo outro
  • Girá-lo com a mão esquerda = estamos seno observados
  • Fechá-lo totalmente e abrir devagar = prometo casar com você
  • Passando-o através dos olhos = sinto muito/desculpe
  • Abri-lo largamente = espere por mim


5 comentários:

  1. Lucy querida, que legal essa postagem! Nossa! Tudo seria tão mais fácil se o leque ainda estivesse vigente... kkkkkkkkkk o ar condicionado acabou com ele, e consequentemente com sua linguagem maravilhosa. bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha grande amiga, Marilda Custódio é um prazer em recebê-la aqui. Adoro leques e acho eles uma prendas tão maravilhosas e ainda é tempo de tirá-lo da gaveta e dos baús e transformá-los num deleite para nós. bjs

      Excluir
  2. Luci querida, até comentei com a minha filha sobre essa sua postagem. Muito bacana mesmo! Se eu tivesse nascido nessa época, sem dúvida, teria me divertido muito... hehehe... Passando as mensagens erradas. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, adoro tua vivacidade. Eu também acho que gostaria de ter vivenciado algumas coisas dessa época. Obg

      Excluir

Obrigada por tirar um tempinho para passar aqui!

Kristin Hannah: Jardín de invierno

Jardín de invierno - Kristin Hannah   (Jardim de Inverno) Estrelas: 5/ 5 stars Personagens: Meredith Whitson, Nina Whitson e An...