sábado, maio 17

Chapéus e toucas das nossas heroínas




Chapéus femininos e toucas eram produzidos por um trabalhador especializado conhecido como um chapeleiro. A palavra 'modista' foi registrada pela primeira vez em 1529, quando o termo se referia aos produtos pelos quais Milan e o norte da Itália eram bem conhecidos, ou seja, fitas, luvas e palhas. Aqueles que importavam  essas palhas altamente populares eram chamados de "modistas" a partir do qual a palavra acabou por ser derivada. Os produtos de uma modista representados os trabalhos de muitos especialistas, tais como os fabricantes de flores, tintureiros de penas, trançadores de palha ou fazedores de gorro, fabricantes de feltro, fita e fabricantes de corte, e até bordadeiras, bem como os fabricantes de rendas, linho, algodão e utilidades de seda.
Na década de 1770, (quando enormes perucas e penteados estavam na moda) a touca 'calash' era usada para proteger os penteados altos do época. Estas toucas dobráveis ​​eram feitas de tiras de madeira ou osso de baleia costurados em canais num capuz de seda. Uma longa fita anexada à parte frontal superior da capa, seguro firmemente pela mão, permitia que o usuário segurasse o calash firmemente, enquanto caminhava ao vento.
Por 1780, o largo chapéu achatado pastor entrou em moda, como o desejo romântico para uma vida mais simples que exaltava a poesia e a prosa. Foi um simples chapéu de palha ou tala - uma fina tira de madeira ou palha usada para fazer chapéus de tecido, cestas, etc. A palha era em geral de um tipo de palha de trigo italiano que é tecida em chapéus(leghorn). Toucas Tala eram realmente feitas de tiras finas de madeira raspada. Tala era usado pelos fazedores de chapéu da mesma forma à palha trançada , e por isso às vezes era chamado de " tala de palha " ou " trança de chips". Mas na verdade era madeira. Poderia ser entrançadas ou tecidas, assim como palha. Uma vez formado em qualquer forma estava correntemente na moda, pode ser descolorida ou colorida, então enfeitada com seda, rendas , veludo e penas. Gorros de seda às vezes tinha tala e fios costurado dentro das costuras, criando um quadro para dar-lhes forma. Tala trançado era geralmente criado a partir de pinho branco , álamo Lombardia, ou salgueiro Inglês. Para fazer tala de uma árvore jovem se dividia esta em seções e se alisava. Um plano especial de faca desenhava longitudinalmente as placas, marcando os cortes estreitos finos longos. Um plano suave levava essas finas tiras por fora, que então podiam ser tecidas. 

O final de 1780 viu mulheres serem influenciadas pelos chapéus alto de feltro ditado no estilo francês. Estes altos, coroados chapéus pontiagudos eram às vezes chamado de Postilion por causa dos cocheiros que conduziam a carruagem montados num dos cavalos e que puxavam a carruagem. O melhor de feltro era obtido a partir de feltro de pele de castor. Chapéus de feltro eram menos caros possa ser feito da metade de pele de castor e alguns outros materiais, tais como pele de coelho ou lã.
De 1795-1810 , os vestido simples de cintura alta de musselina branca e capacete como gorros inspiradas em antigos romanos e gregos motivos tornou-se moda. Motivos Império eram inspirados pela pintura de parede e nas esculturas reveladas durante as escavações da cidade romana perdida de Pompéia, na Itália e em livros impressos sobre o assunto. O livro em 1809 de Thomas Hope, Costumes  antigos, influenciaram estilos de roupas, popularizando romano e desenhos gregos.
Os turbantes se tornaram popular após 1802 com a invasão do Egito por Napoleão. Eles eram feitos para parecer exótico. Turbantes frequentemente incluíam seda e bordado metálico caro ou broches.
Chapéus para mulheres eram frequentemente influenciados pela moda masculina. Uma versão de um boné de jóquei, com uma coroa um pouco maior, era popular no período da Regência. O chapéu era geralmente feito de seda, como sedas dos jóquei de corridas. Montagem de chapéus, com uma coroa inferior que a cartola de um homem, também eram populares. O chapéu postilion (mostrado acima ) também poderiam estar entre os chapéus das mulheres influenciadas pela categoria de moda masculina.
A  touca “pontuda” era um chapéu em forma de capuz amarrado sob o queixo, com uma pequena coroa na parte de trás e uma aba frontal ampla projetando que sombreada do rosto. A palavra " cutucado " refere-se ao fato de que não havia espaço na parte de trás para o cabelo ser empurrado para cima no interior do capuz de modo a que o penteado era completamente coberto. Tornou-se moda no início do século 19. O tamanho do touca cutucado aumentou , até que, em 1830, o rosto de uma mulher não podia ser visto, exceto a frente.
http://www.georgianindex.net/hats_women/hats.html

O chá de panela de uma noiva

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   Um chá de panela é  dar festa para dar presentes para uma futura noiva, em antecipação de seu casamento. O costume se originou na década de 1890 e hoje é mais comum nos Estados Unidos, Canadá e pela influência norte-americana, na Austrália.
   A história do costume está enraizado não necessariamente para o fornecimento de presentes para futuro casal, mas para fornecer bens e assistência financeira para garantir o casamento possa acontecer.O costume do chá de panela dizem  ter crescido práticas anteriores de dotes, quando a família de uma mulher pobre  não tinha o dinheiro para dar um dote por ela, ou quando um pai se recusou a dar a sua filha o dote, porque não aprovava o casamento. Em tais situações, os amigos da mulher se reuniam e traziam os presentes que iria compensar o dote e permitir que ela se casasse com o homem de sua escolha.
   As primeiras histórias sobre esses eventos têm sido conhecida a origem, em Bruxelas, na Bélgica por volta de 1860. A lenda frequentemente citada, traça a origem desta prática no século 16 ou 17 na Holanda. No entanto, há também muitas práticas paralelas com dotes  nos Estados Unidos colonial ou costume do a esperança no peito (enxoval) .
  Um costume relacionado praticado na Inglaterra medieval era o Ale Noiva, em Piers Plowman de Langland (§ B.II.45), há uma referência a um bruydale, que era uma festa realizada antes do dia do casamento, em que a noiva fazia a cerveja e vendia para os convidados em um preço elevado.
Nos Estados Unidos, os chás de panela começaram em áreas urbanas na década de 1890, principalmente entre as classes médias superiores. Na década de 1930, nupciais se espalhou para a América rural. 
O mais antigo uso deste sentido da palavra em impressão pode estar no Grand Rapids - Jornal Michigan Evening  nº  22 de 04 de junho de 1904: "As festas de chá de panela",  que é uma confusa   hospitalidade que o  casal  é obrigado a comparecer ... " e pode derivar de costume na época vitoriana em que os presentes são colocados dentro de um guarda-sol, que quando aberto  "chuveria" sobre a  futura noiva com presentes.
  Muitos costumes diferentes se desenvolveram em diferentes regiões e grupos sociais. Mas o formato básico tem sido relativamente inalterado por gerações, e destaca os papéis de gênero tradicionais. Sociólogos como Beth Montemurro escreve que o ritual do chá de panela "socializa as mulheres no papel esposa tradicional hiper-feminizado", com sua ênfase sobre o papel futuro da futura noiva como cozinheira da família, dona de casa e parceira sexual.A Historiadoar Elisabeth Pleck ecoa essa dinâmica em apontar que os presentes dos chás tradicionais eram "para o quarto ou a cozinha". Mas esse papel é mais uma homenagem às mães e avós do que um reflexo de como a futura noiva vai realmente se comportar no casamento. 
  Embora o formato manteve-se relativamente consistentes, houve algumas mudanças significativas. Um guia de etiqueta a partir da década de 1920 sugeriu que chás deveriam ser "puramente espontâneo e informal", com os convidados que chegam sem avisar na futura noiva em casa, enquanto um guia de planejamento dos anos 1950 sugere temas mais complexos e jogos. 
Chás são frequentemente realizados durante a tarde ou à noite, mas nunca em geral como almoços ou jantares. Eles geralmente ocorrem quatro a seis semanas antes do casamento.
Devido à história prévia de chás sendo "puramente espontâneo e informal", os chás não desenvolveram a mesma etiqueta formal, que se desenvolveu no que diz respeito a casamentos. Os convites podem ser emitidas informalmente, por correio, telefone ou e-mail.
  Como chás são explicitamente uma ocasião para presentear , todos que atende ao chá se esperam que levem um pequeno presente. não se espera que pessoas que recusem o convite por qualquer motivo, para enviar um presente ou não participar da festa.
  O alimento pode ser servido em chás nupciais. Tanto como bolos e doces também pode ser servido para os convidados.
Os convidados
  Os convidados são escolhidos entre os amigos pessoais da noiva , familiares e outros simpatizantes. Os homens não costumam estar presentes em chás de noivas. O número de convidados e suas relações com a noiva é muito variável. No Canadá, entre algumas comunidades de imigrantes em salões de festas comunitários com mais de 300 convidados estavam normais, enquanto outras culturas enfatizou as partes íntimas apenas com amigos íntimos e parentes. Em geral, as pessoas que são convidadas para um chá de panela também são convidados para a cerimônia de casamento.
Incomum em outros países -   Nupcias não são comuns em algumas culturas. No Reino Unido, núpcias têm sido descritos como uma "ideia consumista americana" com "aceitabilidade limitada".No Reino Unido, presentes de casamento normalmente são selecionados a partir de uma lista fornecida pelo casal, e entregues no casamento ou pela loja e, às vezes exibida no casamento.

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