Chapéus femininos e toucas eram
produzidos por um trabalhador especializado conhecido como um chapeleiro. A
palavra 'modista' foi registrada pela primeira vez em 1529, quando o termo se
referia aos produtos pelos quais Milan e o norte da Itália eram bem conhecidos,
ou seja, fitas, luvas e palhas. Aqueles que importavam essas palhas altamente populares eram chamados
de "modistas" a partir do qual a palavra acabou por ser derivada. Os
produtos de uma modista representados os trabalhos de muitos especialistas, tais
como os fabricantes de flores, tintureiros de penas, trançadores de palha ou fazedores
de gorro, fabricantes de feltro, fita e fabricantes de corte, e até
bordadeiras, bem como os fabricantes de rendas, linho, algodão e utilidades de
seda.
Na década de 1770, (quando enormes
perucas e penteados estavam na moda) a touca 'calash' era usada para proteger
os penteados altos do época. Estas toucas dobráveis eram feitas de tiras de
madeira ou osso de baleia costurados em canais num capuz de seda. Uma longa
fita anexada à parte frontal superior da capa, seguro firmemente pela mão,
permitia que o usuário segurasse o calash firmemente, enquanto caminhava ao
vento.
Por 1780, o largo chapéu
achatado pastor entrou em moda, como o desejo romântico para uma vida mais
simples que exaltava a poesia e a prosa. Foi um simples chapéu de palha ou tala
- uma fina tira de
madeira ou palha usada para fazer chapéus de tecido, cestas, etc. A palha era
em geral de um tipo de palha de trigo italiano que é tecida em chapéus(leghorn).
Toucas Tala eram realmente feitas de tiras finas de madeira raspada. Tala era
usado pelos fazedores de chapéu da mesma forma à palha trançada , e por isso às
vezes era chamado de " tala de palha " ou " trança de chips". Mas na verdade era madeira. Poderia ser entrançadas ou tecidas, assim
como palha. Uma vez formado em qualquer forma estava correntemente na moda,
pode ser descolorida ou colorida, então enfeitada com seda, rendas , veludo e
penas. Gorros de seda às vezes tinha tala e fios costurado dentro das costuras, criando um quadro para dar-lhes forma. Tala trançado era geralmente criado a
partir de pinho branco , álamo Lombardia, ou salgueiro Inglês. Para fazer tala de uma árvore jovem se dividia esta em seções e se alisava.
Um plano especial de faca desenhava longitudinalmente as placas, marcando os cortes estreitos finos longos. Um plano suave levava essas finas tiras por fora, que então podiam ser tecidas.
O final de 1780 viu mulheres
serem influenciadas pelos chapéus alto de feltro ditado no estilo francês.
Estes altos, coroados chapéus pontiagudos eram às vezes chamado de Postilion por
causa dos cocheiros que conduziam a carruagem montados num dos cavalos e que puxavam
a carruagem. O melhor de feltro era obtido a partir de feltro de pele de castor. Chapéus de feltro eram menos caros possa ser feito da metade de pele de castor e
alguns outros materiais, tais como pele de coelho ou lã.
De 1795-1810 , os vestido simples
de cintura alta de musselina branca e capacete como gorros inspiradas em
antigos romanos e gregos motivos tornou-se moda. Motivos Império eram
inspirados pela pintura de parede e nas esculturas reveladas durante as
escavações da cidade romana perdida de Pompéia, na Itália e em livros impressos
sobre o assunto. O livro em 1809 de Thomas Hope, Costumes antigos, influenciaram estilos de roupas,
popularizando romano e desenhos gregos.
Os turbantes se tornaram popular
após 1802 com a invasão do Egito por Napoleão. Eles eram feitos para parecer
exótico. Turbantes frequentemente incluíam seda e bordado metálico caro ou
broches.
Chapéus para mulheres eram frequentemente
influenciados pela moda masculina. Uma versão de um boné de jóquei, com uma
coroa um pouco maior, era popular no período da Regência. O chapéu era
geralmente feito de seda, como sedas dos jóquei de corridas. Montagem de chapéus,
com uma coroa inferior que a cartola de um homem, também eram populares. O
chapéu postilion (mostrado acima ) também poderiam estar entre os chapéus das
mulheres influenciadas pela categoria de moda masculina.
A touca “pontuda” era um chapéu em forma de
capuz amarrado sob o queixo, com uma pequena coroa na parte de trás e uma aba
frontal ampla projetando que sombreada do rosto. A palavra " cutucado
" refere-se ao fato de que não havia espaço na parte de trás para o cabelo ser empurrado para cima no interior do capuz de modo a que o penteado era
completamente coberto. Tornou-se moda no início do século 19. O tamanho do touca
cutucado aumentou , até que, em 1830, o rosto de uma mulher não podia ser
visto, exceto a frente.
http://www.georgianindex.net/hats_women/hats.html