Not Quite a Husband /Nada parecido a un esposo - Sherry Thomas
Estrelas: 4- 5
Personagens: Briony e Leo
Briony é 4 anos mais velha do que Leo. Ela se casou com ele aos 27a e ele tinha 24a.
Ela é médica, ele um dos mais novo de 4 irmãos, e filho bastardo, cujo pai/padrinho o brindou com uma herança. Ele desde garotinho já demostrava a fascinação que tinha por ela; os irmãos caçoavam dessa veneração. Só ela não percebia, porque estava envolvida com sentimentos e mágoas que impediam de enxergar a verdade e também pelo sonho de ser médica.
O relacionamento deles se perde por conta da incompreensão e da falta de diálogos entre os dois.
O que posso dizer que ele é um personagem romântico incurável, pois segundo as palavras dele:
"foi amor à primeira vista, por uma suposta ânsia da alma que não poderia ser negado".
"Tu eres a lua de minha existência; tuas mudanças de ânimo ditavam as marés do meu coração".
"Porque te amei sem moderação, minha querida Sra. Marsden" - E quando lia isso, me perguntava, o que deu errado?
- Achei isso lindo e romântico. Amo poesia em forma de romance.
Pouco tempo depois de casados, Briony pede a separação e por ser médica se enterra nos confins do Paquistão, em regiões de constantes lutas pelos poder.
Leo sai em busca desta mulher, e procura por sua paixão em todos os lugares, e quando a encontra: "Por fim te encontrei. Para o começo de nossas vidas"
O romance se inicia quando ele a encontra no Vale Rumbur (que revela a pesquisa profunda da autora, me senti naquele lugar, épico, estranho... e fascinante).
Briony vagou pelo mundo. e ele foi atrás. Leo: "Um ébrio não esperaria que a garrafa o amasse também; somente desejava bebê-la onde pudesse".
Passado e presente se revesam.
É na viagem de volta que vão aprender se conhecerem melhor. Segundo Leo: "Algumas vezes penso que os espaços entre as estrelas estão cheios de teus silêncios" (Briony)
O mais incrível, é que foi ela que o pediu em casamento. Uma mulher madura, formada que nunca se envolvera com ninguém.
O fracasso se deu pelos erros, palavras não ditas ou ditas e mal compreendidas. Um ato de traição. A impressão, a princípio, é que era uma mulher fria e incapaz de amar; para logo descobrir que nunca foi isso... considerava-se pouco atraente e feia.
"a mente humana era capaz de infinito auto-engano".
"E ainda quando tudo ao seu redor era verão verde e voluptuoso, havia uma solenidade nele, uma quietude que a fazia pensar nele no inverno, coberto de neve"
" Não importa onde esteja, sou teu"
No entanto, foi os reveses da rebelião, em meio ao perigo, que eles se descobriram amantes e amados: "No calor da batalha, com as vidas em riscos, nada havia importado. A morte com todos seus defeitos, simplificou a vida como nada mais o havia feito".
"Sempre era mais fácil culpar a alguém mais"
" Até teu amor tinha tantos cantos afilados e passagens escuras".
Algumas cenas finais me comoveram demais, e chorei.
"Os relacionamentos são como sapatos, só quem está dentro os conhece".
O reconhecimento de que ela o amava: "Ele não luzia como um Arcângelo, se os arcângelos luzissem como ele, não ficaria nenhuma mulher de virtude no Paraíso. Mas em vez disso, era um adônis antiquado, completamente humano, e ainda assim as deusas encantadas se enamoravam dele".
"A coragem também é uma eleição, é que se passa quando um se recusa a render-se ante o medo".
Somente no final, Leo descobre que ele foi o causador do rompimento do casamento. Um deslize no momento de ingenuidade, de falta de confiança e do diálogo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por tirar um tempinho para passar aqui!