sexta-feira, janeiro 31

Porque nos apaixonamos?


 Segundo pesquisas nossos genes são programados para fins reprodutivos,mas se é assim por que nos apaixonamos? Porque a natureza, esta sábia natureza, deu aos seres humanos essa imensa gama de sentimentos e junto com esses, a capacidade de se apaixonar como forma de escolher um parceiro para a reprodução. Segundo o psicólogo evolucionista David Buss-U. do Texas, O desejo é a chave de tudo. Primeiro procuramos a beleza que de certa forma traduz-se como saúde. É ela, que torna possível a nossa perpetuação da espécie.Quando as mulheres procuram um parceiro, elas procuram os altos e fortes, inconscientemente, pensando na capacidade deles em alimentá-las e também alimentar a família. Quando os homens escolhem mulheres, procuram as de quadris largos e seios torneados, o que pode ser a garantia de filhos fortes e saudáveis-parecidos com eles. Assim os homens e as mulheres estão sempre a procura por uma boa compleição genética e da fertilidade.Mas, ainda segundo o artigo, nem só a beleza está envolvida nisso, além dela ocorre a atração romântica e a sexual despertados por mecanismos complexos.Deste último, fazem parte, os hormônios,a predisposição genética e os sentidos.Não se desprezando-se outros mecanismos  envolvidos como: o charme pessoal e a inteligência - estes vem só com tempo,ou seja, após o estágio inicial de reconhecimento. Os genes, ah! nosso genes, estes sim , são o ponto principal da nossa eterna busca por parceiros.O nosso comportamento,sofre influências dos hormônios e dos neurotransmissores, que por sua vez são controlados pelo sistema endócrino,que funciona de forma ímpar em cada ser humano.Segundo outra pesquisadora,Helen Fisher-Universidade Rutgers-N.Jersey, todos temos quatro personalidades, que de acordo com o nível presente de cada hormônio em nosso organismo nos tornaría : exploradores,construtores, negociadores e diretores,isso conforme a predominância de dopamina,serotonina,estrógeno e testosterona, respectivamente.
 Ainda de acordo, com H.F.,todas as quatro fazem parte de nós,mas ums sempre se destaca mais.Através de estudos ,ela concluiu que, os negociadores se sentem atraídos pelos diretores e os exploradores e construtores são atraídos pelos de seu próprio grupo.O cheiro natural exalado por nosso corpo também serve como denominador nesta questão.É aqui que,entra o complexo de histocompatibilidade(MHC) que são os genes que atuam no nosso sistema imunológico, presente em todos os mamíferos, ested codifica as proteínas, que ao serem excretadas pelo suor deixam um cheiro característico.Experiências feitas com ratos, mostrou que, estes evitam copular com os que têm MHC parecidos com os deles.Foram feitos, estudos similar pela U. Lausanne-Suiça, provando que o mesmo ocorre conosco.No estudo, algumas mulheres, sem influência de desodorantes ou perfumes, procuraram os cheiros masculinos com MHC diferentes ao delas.O MHC, também está presente na saliva e isso, inconscientemente ou não, funciona como um teste de compatibilidade humana.Nós, portanto, estamos sempre atrás de descendentes imunológicamentes mais aptos. Conclusão; é como se o traço evolutivo das especies buscasse formar casais capazes de gerarem outros seres imunológicamente  mais aptos, afirma finalmente a geneticista Maria da Graças Biscal da U. Federal do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por tirar um tempinho para passar aqui!

Kristin Hannah: Jardín de invierno

Jardín de invierno - Kristin Hannah   (Jardim de Inverno) Estrelas: 5/ 5 stars Personagens: Meredith Whitson, Nina Whitson e An...