segunda-feira, abril 20

O Prêmio Rita - o prêmio dado aos Escritores da América

Eu sempre ouvi falar deste prêmio e comecei a imaginar como ocorria e então fui atrás e como achei interessante, resolvi postar a titulo de curiosidade.

O começo
  Tudo começou em 1979 quando um grupo de escritores de romance e uma editora (Vivian Stephens) se reuniram em uma conferência de escritores na Universidade de Houston. Na época, grupos de escritores e associações ignoravam profundamente a maioria dos do gênero romance, e aqueles escritores e editores reconheceram a necessidade de uma organização dedicada às necessidades dos escritores românticos em vista do rápido crescimento do mercado do romance de ficção americano.
   Até dezembro de 1980, este original grupo composto de cinco escritores (Rita Clay Estrada, Rita Gallagher, Parris Afton Bonds, Sondra Stanford, e Peggy Cleaves) tinha aumentado para 37, e realizaram a primeira reunião oficial dos Escritores de Romance da América, o (RWA) em Houston, Texas. A primeira diretoria foi eleita, e rapidamente começaram a recrutar membros para os Escritores de Romance da América e organizaram uma conferência de escritores voltados especificamente para o gênero romântico. Em 1980, o recém-formado Escritores de Romance da América se dedicava a competição e conferências, atividade-chave para promover o gênero de romance. A associação prontamente organizou uma competição com duas grandes divisões: uma para livros publicados e o segundo para manuscritos de escritores inéditos. Sua Co-fundadora Rita Gallagher nomeou o evento para autores inéditos do Golden Heart, enquanto filha e co-fundadora Rita Clay Estrada nomeou o evento para livros publicados no Golden Medallion.
Parris A Bonds

Peggy / Ann Major
Rita Clay

A primeira Conferência Anual
  A primeira Conferência Anual Escritores de Romance da América foi realizada em junho de 1981, em The Woodlands (uma cidade ao norte de Houston, Texas). A resposta para a conferência foi esmagadora e superou as expectativas de todos. A partir deste dia, o RWA hospedava uma conferência a cada verão em uma cidade diferente dos EUA.
A adesão à associação decolou, e, em breve, associações se desenvolveram em todo o mundo (e, eventualmente, online). Hoje, RWA tem mais de 10.000 membros e mais 145 associações dedicado a avançar os interesses profissionais de carreira focada nos escritores de romance.
Os fundadores da RWA incutiram na organização o valor da partilha de conhecimentos,  de abertura e incentivo aos escritores de romance que são duramente pressionado a encontrar outro lugar. Portanto, os Escritores Românticos da América (RAW) foi formado em 1981 para servir como uma associação comercial sem fins lucrativos para os escritores de romances. A associação é uma corporação associativa, tipo 501 (c (6) )(sem fins lucrativos e politicamente ativa) e é regida por um Conselho de Administração. Tem a missão de promover os interesses profissionais dos escritores de romance com foco na carreira, através de redes e advocacia. o RWA trabalha para apoiar os esforços dos seus membros para ganhar a vida, para fazer uma carreira de tempo integral escrevendo romance, ou de meio expediente que generosamente complementa sua renda principal.

O Delineamento do RITA RWA 
  O Rita RAW  se dedica a promover os interesses dos escritores de romance de carreira com foco mais de 30 anos e faz uma reunião anual com mais de 2.100 participantes. seus membros incluem: escritores publicados e não publicados de Romance de Ficção, escritores interessados ​​em aprender sobre uma carreira na escrita de Romance de ficção, profissionais da indústria editorial, bibliotecários e livreiros que apoiam o gênero romance.

A atuação do RWA:
 O RWA pertence aos seus membros, promovendo um ambiente de crescimento criativo e profissional. Ele prospera através da livre troca de ideias, conhecimentos e experiências diversas de carreira. O RWA - Escritores de Romance da América  reconhecem a importância da alfabetização de adultos e apoiam as organizações de alfabetização por meio de seus “Leitores para a Vida" com o Alfabetizar Autografandoanuais .
Muitos autores best-sellers no New York Times de romances como Nora Roberts, Linda Howard, Jayne Ann Krentz, Susan Elizabeth Phillips e centenas de outros autores participam do evento de Alfabetização Autografando duas horas a cada ano. Os milhares de livros disponíveis para os autores assinarem para o público são doados por grandes editoras de romance e pelos próprios autores, e evento levanta milhares de dólares, que são doados a ProLiteracy Worldwide (uma corporação educacional sem fins lucrativos) para ajudar a programas de fundo para alfabetização a nível local e nacional. Desde 1991, que os esforços do RWA levantaram mais de $ 825.000 dólares para as organizações de alfabetização.
Os fundadores da RWA incutiram na organização o valor da partilha de conhecimentos e de abertura e incentivo que os escritores de romance são duramente pressionado para encontrar em outro lugar.

Os tipos de gênero de romance 
Romance de ficção é inteligente, original e diversificado. Com seus diálogos contemporâneos, cenários históricos, mistério, suspense ou quaisquer outros temas, sempre haverá um romance esperando por você.
Dois elementos básicos compreendem cada romance: uma história de amor central e um final emocionalmente satisfatório e otimista. Uma História de Amor Central: Os principais enredos centram-se em torno de indivíduos que se apaixonam e lutam para fazer o relacionamento funcionar. Um escritor pode incluir tantas subtramas como ele / ela quer desde que a história de amor seja o foco principal da novela. Um final emocionalmente satisfatório e otimista: Em um romance, os amantes se arriscam e se esforçam pelo outro e sua relação é recompensada ​​com justiça emocional e amor incondicional.
Romances podem ter qualquer tom ou estilo, ser definido em qualquer lugar ou tempo, e têm diferentes níveis de alcance sensualidade de doce a extremamente ardente. Estas definições e distinções de enredo criam subgêneros específicos dentro do romance de ficção. 

Formatos de Romance 
Existem dois formatos para o romance de ficção:
Séries ou "Categoria": livros emitidos sob um nome marca / série comum que geralmente são numerados sequencialmente e liberado em intervalos regulares, geralmente mensal, com o mesmo número de lançamentos de cada vez. Estes livros são mais comumente publicados pela Harlequin / Silhouette.
Romances simples-título: romances mais longos liberados individualmente e não como parte de uma série numerada. Eles podem ser lançados em capa dura, brochura, ou tamanhos de bolso no mercado de massa.
Subgêneros dos Romances
 Todos os romances têm uma história de amor central e um final emocionalmente satisfatório. Porém, além disso, os romances podem ter qualquer tom ou estilo, ser definido em qualquer lugar ou tempo, e têm diferentes níveis de alcance sensualidade de doce a extremamente quente. Romance de ficção podem ser classificados em vários subgêneros dependendo da definição e elementos do enredo. Estes subgêneros incluem:
Series Contemporâneas: seu foco se concentram principalmente no relacionamento romântico, compõe-se de 40.000-80.000 palavras, são editados sob um nome linha / série categoria comum com a editora predeterminando contagens de palavras e diretrizes básicas de conteúdo. Estes livros são muitas vezes numerados sequencialmente e liberada em intervalos regulares.
Título Simples Contemporâneos: Romances que se concentram principalmente no relacionamento romântico, lançado como títulos individuais e definido no período de tempo atual.
Histórico: Romances estabelecidos em qualquer período de tempo histórico.
Inspirado: Romances baseados em crenças religiosas ou espirituais (no contexto de qualquer religião ou sistema de crença espiritual) são uma parte importante do relacionamento romântico.
Paranormal: Romances em que o futuro, um mundo de fantasia, ou elementos paranormais são parte integrante da trama.
Suspense: Romances em que o suspense, mistério, ou elementos intrigantes constituem parte integrante da trama.
Jovem Adulto: Romances voltados para leitores adultos jovens.

Best-seller - livros mais vendidos
 Cada uma e toda semana, o RWA rastreia os romances que lotam as listas de best-sellers nas seguintes listas.
New York Times 
Publishers Weekly 
USA Today 
Amazon.com 
Barnes and Noble best-seller

A competição do RAW
Desde 1980, os Escritores de Romance da América organiza competição com duas grandes divisões: uma para livros publicados e o segundo para manuscritos de escritores inéditos. A Co-fundadora Rita Gallagher nomeou um evento para autores inéditos do Golden Heart, enquanto filha e co-fundadora Rita Clay Estrada nomeou um evento para livros publicados no Golden Medallion.
Estreantes do Golden Heart inicialmente apresentam uma sinopse e os três primeiros capítulos de um manuscrito. Não há exigências de contagem de página, nos primeiros anos do evento; requisitos de página mais tarde foram adotados para padronizar a quantidade de material para a igualdade de condições. As competições não foram subdivididas em categorias em 1980 ou em 1981. Só prêmios de primeiro, segunda e terceiro lugares eram entregues. Em 1983, ambos as competição foram subdivididos em seis categorias.
The Golden Medallion Award (O prêmio Medalhão dourado) consiste de um pingente formado semelhante a uma medalha olímpica. O Prêmio Golden Heart consiste de um Golden Heart em um colar de ouro. Ele tornou-se o prêmio RITA no 10º aniversário de 1990 do RWA. RWA realizou um evento em que os membros foram convidados a desenhar uma estatueta para representar o RITA e a excelência na ficção romântica publicado. As competições tem representado a excelência na ficção romântica por quase 30 anos.


O objetivo do prêmio RITA é promover a excelência no gênero romântico ao reconhecer os extraordinários  romances e contos publicados.
O prêmio em si é uma estatueta dourada em homenagem a primeira presidente, Rita Clay Estrada, e tornou-se o símbolo de excelência em ficção  de romance publicado.

Sobre o Evento 
Até 2.000 romances são inseridos na competição RITA a cada ano. Um romance pode ser inscrito pelo autor ou pela editora do livro em uma das categorias do evento. Após a primeira rodada de julgamento por autores de romances publicados, entram os que atendam às qualificações para se tornar um dos finalistas, em seguida, avançam para a rodada final.
Uma vez RWA anunciado os finalistas Rita, uma rodada final de juízes avalia e pontua esses romances para determinar os vencedores RITA Award. Os vencedores são anunciados na cerimônia de premiação na Conferência Anual RWA.

RWA Nora Roberts Lifetime Achievement Award – Premio RWA Nora Roberts por uma vida inteira de realização
  Uma das maiores honras do RWA é conceder o RWA Nora Roberts Lifetime Achievement Award. Este prêmio é atribuído a um autor vivo em reconhecimento pelas contribuições significativas para o gênero romance. Para se qualificar para o prêmio, a carreira do destinatário na ficção romântica deve abranger, no mínimo, 15 anos. Os destinatários devem de alguma forma continuar a promover o gênero romance, ensinar o romance na ficção, ou publicar uma ficção romântica. Em 1994, um novo requisito foi adicionado, que os beneficiários devem manter a adesão RWA ativa. Autores são nomeados para o prêmio por membros RWA e selecionados pelo Conselho de Administração.


O Destinatário do 2015 RWA Nora Roberts Lifetime Achievement Award foi Carole Mortimer, que  publicou pela primeira vez em 1978, e desde então ela escreveu 200 romances. Ela é um das escritoras mais prolíficas e populares do Harlequin, e ela foi reconhecida pela rainha Elizabeth II em 2012, pelo "excelente serviço à literatura."
Carole Mortimer

 Os destinatários do RWA Nora Roberts Lifetime Achievement Award foram:
2014: Bertrice Small
2013: Mary Jo Putney
2012: Brenda Jackson
2011: Sharon Sala
2010: Debbie Macomber
2009: Alison Hart
2008: Vicki Lewis Thompson
2007: Linda Lael Miller
2006: Susan Elizabeth Phillips
2005: Linda Howard
2004: no prêmio dado
2003: Heather Graham
2002: Maggie Osborne
2001: Robin Lee Hatcher
2000: Rita Clay Estrada
1999: Rosalyn Alsobrook
1998: Sandra Brown
1997: Nora Roberts
1996: Anne Stuart
1995: Jayne Ann Krentz
1994: Ann Maxwell, aka Elizabeth Lowell
1992: Mary Stewart
1991: Barbara Mertz
1990: Phyllis A. Whitney
1989: Eleanor Burford Hibbert
1988: Kathleen Woodiwiss
1987: Patricia Maxwell, aka Jennifer Blake
1986: Roberta Gellis
1985: Virginia Myers
1984: Ethel Bangert (Virginia Mann)
1983: Virginia Nielsen McCall
  De 1983 a 1989, o prêmio foi chamado Golden Treasure. Em 1990, foi alterado para o Lifetime Achievement Award e, em seguida, rebatizado de RWA Nora Roberts Lifetime Achievement Award em 2008.

RWA Hall of Fame
O premio RITA da RWA é a maior honra em romance publicados. Os  vencedores são determinados pelos juízes mais rigorosos existentes e por autores que seguem outros autores de romances. Para um autor a ganhar mais do que um RITA durante a sua carreira é raro. Para os autores extraordinários que ganham múltiplos Ritas, o RWA precisava de uma maneira especial para homenageá-los, por isso foi cirado o RWA Hall of Fame. Após o recebimento do seu terceiro (anteriormente o quarto) RITA Award na mesma categoria, um membro RWA é introduzido no Hall of Fame RWA por aquela categoria.
Romance Writers of Hall of Fame members:
Ganhadores de 2015  

Fonte: https://www.rwa.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por tirar um tempinho para passar aqui!

Kristin Hannah: Jardín de invierno

Jardín de invierno - Kristin Hannah   (Jardim de Inverno) Estrelas: 5/ 5 stars Personagens: Meredith Whitson, Nina Whitson e An...